domingo, 12 de novembro de 2006

O preço "do novo".

Por Tamires Santos

Um supermercado está sendo inaugurado. Pronto! Isto já é motivo para metade da cidade se concentrar no bairro jardins. Outra filial da Rede Bompreço, é sinônimo de um estacionamento minúsculo lotado, os corredores da loja sendo disputados por consumidores sedentos de novidade, carrinhos, fotografias, pessoas circulando “para lá e para cá”, comprando o que se vende em todos os supermercados.

É certo que não é todos os dias que se ganha pipoca, e que se encontra um super... super...super alguma coisa, ─ personagem principal dos desenhos de cultura pop ─ recepicionando os clientes e distribuindo balões para os pequenos. A impressão que se tem é de queima de estoque ou fim dele.

O novo Bompreço é um supermercado que contém o mesmo que todos os outros: altos preços. Por isto, é previsível que as filas só estejam grandes nos primeiros dias de inauguração. Depois de algum tempo as pessoas sedentas do “novo” praticamente somem do local.
O número de carros diminue, as vagas sobram no estacionamento, mais um pouco de tempo e não haverá mais um homem fantasiado de super alguma coisa, distribuindo balões, muito menos promotoras de vendas sorrindo para todos. Não me perguntem quanto o “novo” custa que eu não saberei responder. O que sei, é que o efeito dele não dura por muito tempo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... o chamado "modismo" é constante em Aracaju... talvez por ser uma cidade pequena, aí tudo que é novo é bom, ou ao menos, diferente.
Porém, discordo que o "novo" não dura muito tempo. Tudo tem um início, e muitas coisas duram. A não ser que concorde que nada dura muito tempo.
Beijos

analise ia disse...

Eita!
pior que é isso mermo!

Anônimo disse...

Ótima crônica de um temna tão pertinente quanto esse consumismo desenfreado que anda assolando todas as classes...
Beijos

Anônimo disse...

olá...
entrei no seu blog migrado do site do joao aquiloa e curti mto..
é mto legal ficar sabendo dessas realidades q acontecem longe da gente...
dá impressao q o supermercado é aqui perto... isso q moro em porto alegre...
show
abração

Anônimo disse...

Todo mundo é de "modinha", isso é fato.
Mas muitos vão atrás do "novo", com a esperança de uma mudança. Quando corresponde às expectativas das pessoas, dura. E quando é apenas "mais uma novidade" não dura mesmo não.

Tamiresss


adoreeei o blog!!!


beeeijos

Anônimo disse...

Realmente tami...
de q adianta vc colocar um supermercado novo hj...
se amanha jah naum sera + considerado novo hehehe

Mas eh isso aew eh o povao eh aracaju xD

bjooo

Anônimo disse...

O novo não é novo, é velho, só mudou de lugar.