segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Vinde Adoremos reúne cerca de 1000 pessoas no Ginásio Constâncio Vieira




Fotos: Eduardo Marques
























*Celebração Eucarístisca marca momentos de adoração a Jesus Sacramentado no pão. A cantora Eliana Ribeiro emociona o público, que vive momentos de cura interior e entrega espirutal durante o evento.


Por Tamires Santos


Nos dias 15 e 16, cerca de 1000 pessoas transformaram o Ginásio Constâncio Vieira em lugar de adoração a Deus. Com o tema Alegrai-vos, Jesus vem curar e libertar seus discípulos de todo o abatimento, o evento Vinde Adoremos, realizado pelas comunidades católicas Canção Nova e Força Jovem, foi marcado pela realização do show da cantora Eliana Ribeiro, da Canção Nova, que aconteceu por volta das 21 h.

“Quantas pessoas não conseguem mais ver o céu aqui na terra? Nós que conhecemos a Jesus, precisamos estar firmes como uma rocha, para que busquemos ter os mesmos sentimentos de Jesus, e assim, promovermos o céu para aqueles que têm sede de céu!”, declarou a cantora, Eliana Ribeiro. O show foi marcado por uma oração direcionada a todas às famílias, com a música de Padre Zezinho.

A animação do evento ficou por conta da banda Revela Cristo, formada por 10 integrantes da Força Jovem existe há um ano e transmitiu ao público jovem irreverência e santidade, através de canções e coreografias compostas por ritmos de pagode.

A jornalista Susane Vidal, participou do evento e comentou: “gostei muito da seqüência do evento. Eu já conhecia o trabalho de Eliana, através da Canção Nova, evidentemente, e posso dizer que ela foi abençoada, porque a oração e a adoração remeteram a uma reconciliação com Deus.

A programação do evento também incluiu a pregação de Márcio Mendes sobre a palavra de Isaías 35, sobre as mãos desfalecidas e joelhos facilantes. Além disso, o ministério de teatro da comunidade Força Jovem, emocionou o público com a apresentação da peça teatral Máquina do Tempo. “Na apresentação da peça do Ministério de Teatro da comunidade Católica Força-jovem, senti uma paz muito grande e senti a presença de Deus. As representações se tornaram reais, de tão forte que foi”, declarou Luana Almeida.

O fundador da Força Jovem, Sérgio Araújo de Oliveira assegurou que “os corações se abriram para o perdão e a vivência do amor”, ressaltando que o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa esteve presente no evento e celebrou a Santa Missa, que também representou o leitorato para 15 seminaristas. A participante Denise de Souza destaca que “o ambiente foi bem preparado durante o dia inteiro, e isso evitou qualquer confusão. As pessoas cantaram com mais verdade!”, pontuou.

Ao ser questionada, nos bastidores, sobre seu sentimento de realizar grande show em Aracaju, a cantora revela: “Foi uma grande alegria notar no povo nordestino uma sede imensa por Deus. É maravilhoso vê que as pessoas dão respostas à ELE, através das minhas músicas e orações. Eu saio daqui abastecida, e posso dizer que o povo nordestino é um povo abençoado”.
Opinião - Me surpreende a simplicidade de Deus. Como Ele se deixa encontrar de maneira tão simples ? A presença do seu Santo Espírito vive em mim fortemente, por todo o tempo. Bate a porta do meu coração todos os dias, em todos os momentos. E quantas vezes eu não estou sensível ao toque dELE? Quantas vezes Deus me fala. Sopra vida em meu interior. Quantas vezes ele sofre junto comigo, e ama sem impôr condições. E por tantas vezez eu não consigo perceber tudo que ELE é? De forma tão oculta e tão clara. Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo eu te adoro. Com esse texto, quero render graças a tudo que o Senhor fez, faz e ainda vai fazer em minha vida. Esse texto é uma pequena prova de gratidão a aquele que é AMOR. Faz do meu coração um altar, um lugar de adoração também.

_____________________

* Legenda: Tamires Santos

SUS ‘prioriza’ exames para idosos e crianças em situação de risco

Foto: Tamires Santos

As filas ainda existem. Em frente ao
Cemar, pessoas aguardam atendimento


Por Tamires Santos



No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) existe com o propósito de acabar com as "filas", como critério para que a população tenha acesso ao atendimento médico e a qualidade de vida.Consultas e exames são agendados por profissionais que realizam o atendimento nas 43 unidades de saúde distribuídas em Aracaju. O tempo de espera varia de acordo com o gerenciamento do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


“O SUS é apaixonante e tem melhorado as condições de vida, em virtude do seu caráter de prevenção e educação à saúde e educação. Por isso, não deve ser visto pela sociedade somente para atendimentos emergenciais", esclarece Déa Jacobina, assessora de comunicação do SMS.

Por meio do sistema de regulação NUCAAR, os profissionais da saúde realizam o acolhimento dos pacientes, registrando os dados, e inclusive descrição do problema de saúde do paciente.
"O sistema é vivo, múltiplo, e complexo, afirma Déa Jacobina reconhecendo que a demanda é grande e faltam recursos para atender a todos.
Informações são armazenadas no sistema de gerenciamento que prioriza a marcação de consultas e exames aos idosos, adolescentes grávidas e crianças em situação de risco. Esse sistema de gerenciamento é denominado Princípio de Estratificação de Risco.

"Isso é um absurdo! Estou com minha filha de um ano e seis meses precisando fazer exames de sangue. Esperamos mais de um mês pela autorização. Quando veio, autorizaram para três lugares diferentes. Ela vai coletar sangue três vezes por causa disso”, denuncia a dona de casa Marizete dos Santos.

O princípio de estratificação de risco regula a autorização de consultas e exames, por intermédio do Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju. Somente os casos de maior risco têm prioridade na marcação e consulta de exames.


Opinião – A concepção de “atendimento básico” utilizada como um mero registro de informações em um sistema de regulação gerido por mãos humanas, está distante de ser empiricamente considerado ATENDIMENTO BÁSICO apaixonante. Reformulo, aqui a frase da assessora: O propósito do SUS é apaixonante. O princípio de estratificação de risco é uma ideologia, porque não se sabe os critérios que são utilizados quando, por exemplo, duas crianças estão em situação de risco e no NUCCAR só há vaga pra uma delas. Sistema de saúde apaixonante esse, que descarta pessoas, como se fossem números sobrando na prova dos nove.


________________________


Texto produzido para boletim Informativo, durante o 5º período de jornalismo. A reportagem foi desenvolvida como atividade da disciplina Edição, ministrada pela Jornalista Suzane Vidal. Realizei entrevista ping-pong com assessora Déa Jacobina da Secretaria Municipal de Saúde.