terça-feira, 15 de abril de 2008

Fragilidades sociais são discutidas durante a 2ª Semex


Por Tamires Santos


A abertura da 2ª Semex - Semana de Extensão da Universidade Tiradentes, que aconteceu nesta segunda-feira, 14, reuniu universitários, professores e a comunidade em geral. O evento rendeu expectativas suficientes para lotar o Teatro Tiradentes de participantes.

“O conhecimento a Serviço da Comunidade”, foi o tema do evento, cuja solenidade teve início às 19h30. Na ocasião, a promotora de justiça Conceição Figueiredo, do Núcleo de Apoio a Infância e Adolescência, do Ministério Público Estadual, chamou a atenção da população para o universo infanto juvenil que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

“O que os olhos não vê o coração não sente”, pronunciou a promotora, ao proferir que a sociedade sergipana precisa olhar com mais atenção para o adolescente em conflito com a lei, os meninos em situação de rua e as meninas vítimas de violência sexual.

Discutir as fragilidades sociais e socializar os resultados dos trabalhos universitários, desenvolvidos em diversos setores da sociedade aracajuana, são os desafios da 2ª Semex que pretendem ser atingidos durante o evento que prossegue até sexta-feira, 18.

A noite foi marcada pela entrega do 2º Prêmio de Extensão, que honrou os projetos desenvolvidos pelos alunos. O 1° lugar compete ao projeto desenvolvido por estudantes de Psicologia, intitulado Extensão Multidisciplinar: capacitação com cuidadores a partir das atuais repercussões políticas e comportamentais nos abrigos de Aracaju-SE. Aos alunos do curso de Farmácia coube o 2° lugar para o projeto intitulado Uso correto das plantas medicinais. O projeto premiado em 3º lugar foi de Habilidades Sociais do Coqueiral, desenvolvido também pelos alunos do curso de Psicologia.

A palestra ministrada pela professora Débora Nunes, presidente do Fórum Nacional de Extensão das Universidades de Ensino Superior Particulares, encerrou a solenidade de abertura. A professora Débora traçou um histórico da extensão universitária no Brasil e a sua aplicação como forma de conhecimentos consolidados. O consumismo, o meio ambiente, e o capital foram alguns pontos ministrados pela palestra que reteu a atenção do público até às 21h30.


Fotos: Tamires Santos
















_____________


*Texto institucional